.

10 abril 2019

{Resenha - Eu Perdi o Rumo}




 Titulo: Eu Perdi o Rumo
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse:O novo romance de Gayle Forman, autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Eu Estive Aqui.
Suas obras já venderam mais 9 milhões de livros pelo mundo. 
Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder. 
Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho. 
Contado a partir de três perspectivas diferentes, o romance inédito de Gayle Forman aborda o poder da amizade e a audácia de ser fiel a si mesmo. Eu Perdi o Rumo marca a volta de Gayle aos livros jovens, que a consagraram internacionalmente, e traz a prosa elegante que seus fãs conhecem e amam.

Olá meus queridos,

Hoje eu vou trazer uma resenha dessa autora que é uma queridinha minha, sou toda íntima, e que escreve sobre assuntos sérios de forma leve. Já li diversos livros da Gayle Forman e até agora todos que li eu adorei! Então vamos lá...




"Os três podem ser perfeitos desconhecidos, com vidas diferentes e problemas diferentes, mas ali, naquele consultório, estão medindo a tristeza da mesma forma. Estão medindo em perdas."



Em “Eu perdi o rumo” vamos conhecer a história de três jovens, Freya, Harun e Nathaniel e de como cada um, mesmo com histórias de vidas diferentes, acabam se identificando e se apoiando uns aos outros quando o destino os une.
O livro tem capítulos alternados e narrados por cada personagem, o que nos faz conhecer, a fundo, a história dos três personagens principais, de modo que a cada capítulo há uma descoberta nova e fica praticamente impossível você não se envolver.

Para vocês terem um gostinho de como essa história é real e complexa, vou falar sobre cada um:


Freya
“Acreditei que, enquanto cantássemos juntas, eu ficaria bem.”

Freya vive com seus pais e sua irmã mais velha, Sabrina. Sua maior paixão é cantar, algo que não esta conseguindo fazer. Ela se vê completamente sem rumo, já que tem um contrato assinado com um produtor famoso e deveria estar gravando seu novo álbum, ela já foi a inúmeras consultas médicas, passou por vários procedimentos, mas nada consegue fazê-la voltar a cantar.
 E é ao sair de mais uma consulta médica, sem sucesso, que vamos conhecer o porquê da Freya estar nessa situação e porque seu maior medo é cair no esquecimento dos meus fãs e se tornar uma pessoa invisível.


Harun
“Havia sempre a decisão de qual coração despedaçar. Era inevitável partir o próprio.
Já estava dilacerado.”

Conhecemos Harun em uma mesquita tentando rezar, isso mesmo, tentando... Porque sua cabeça está cheia de incertezas e julgamentos, muitas vezes dele mesmo. Isso porque Harun é homossexual e está apaixonado por outro menino.
Harun vem de uma família de Paquistaneses e seus pais são pessoas extremamente conservadoras e religiosas, o que faz ele não se sentir nada seguro para ser sincero sobre seus sentimentos e o fato de não querer se casar com uma mulher. E esse segredo, que está sendo oculto por anos, faz Harun se sentir um covarde a ponto de pensar até em fugir de casa.


Nathaniel
“Éramos só nós. Uma sociedade de dois.”


Esse foi o meu personagem queridinho, e o que mais me deixou intrigada, isso porque há primeira vista Nathaniel não tem nenhum trauma ou perda, a autora vai soltando os detalhes desse personagem bem discretamente e aos poucos, é por isso que não vou falar muito dele por aqui para não soltar nenhum tipo de spoiler. Vou falar apenas que Nathaniel é filho único e desde pequeno vive somente com o pai, um eterno sonhador e sua avó.




"A melhor forma de desarmar alguém é com excesso de gentileza"



Esses três jovens se cruzam de uma maneira completamente inusitada e é a partir daí que vamos conhecer a fundo cada um deles
É simplesmente incrível ver como cada um, mesmo com sua situação difícil, seus traumas e seus passados, fazem de tudo para reerguer o outro e para entendê-lo. O livro ocorre no período de um dia e no decorrer da leitura podemos perceber cada um abaixando a guarda e deixando o outro entrar um pouquinho no seu universo particular, acho que foi isso que me fez gostar tanto do livro, gostei de ver os laços entre eles sendo criados e como a cada capitulo essa amizade ficava mais forte.

Mas nem só de personagem principal vive um livro, não é mesmo? Os personagens secundários também foram muito bem escritos (principalmente a irmã da Freya e o pai de Nathaniel) e foi aí que eu tirei o chapéu para a autora, porque o livro é bem fininho e como tínhamos capítulos que narravam o presente dos três personagens e alguns capítulos que retratavam o passado deles, eu pensei “aaaah, mas a Gayle não vai conseguir se aprofundar  nessa relação aqui” e quando eu vi, ela ia lá e escrevia mais um capitulo ou cena maravilhosa que explicada tudo direitinho. 




Enfim, simplesmente amei todos os personagens e o enredo!!
A edição está, como sempre, lindíssima, só gostaria que tivesse algumas legendas no rodapé das páginas, é que por Harun ser Paquistanês, no meio do livro tinha algumas palavras em urdu que me deixaram curiosas para saber o seu significado, mas nada que atalhasse a leitura.


Recomendo bastante o livro, uma leitura leve, necessária e reflexiva!



"Portar a perda de alguém é ser o guardião de seu amor. Compartilhar a própria perda com alguém é uma forma de dar o próprio amor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bia Coelho

Ei meus amores! Sou a Bia Coelho! 25 primaveras, mineira, mãe da Manu e da Alana, alucinada por livros. e apreciadora de bons romances! Bem vindos ao Entre Livros e Amores!

Colaboradoras

Luanna Oi, eu sou a Luanna do Instagram @pausaparalivros, escorpiana raiz, e vou aparecer aqui com muitas resenhas de livros, além de dicas de filmes, séries... ou seja, tudo o que a gente ama. Não é mesmo? Espero que gostem do conteúdo que postarei e me sigam no Instagram para saber diariamente o que estou achando das leituras

Facebook

Instagram

Categorias


Seguidores

Colaboradoras

Newsletter

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras