.

06 fevereiro 2018

[ Resenha #95] Sorrisos Quebrados

 Titulo: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva 
Editora: Valentina
Páginas: 232
Sinopse:Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.







Olá, meus queridos  Leitores!
Sabe quando o livro mexe tanto com você que você não sabe nem por onde  começar a falar sobre ele? E mesmo falando tudo ainda sente que não será o suficiente para que possam entender a grandeza e profundidade do enredo? Pois é, foi eu com  Sorrisos Quebrados eu fiquei pensando como faria essa resenha para vocês, já que sei que palavras não serão suficientes, mas vou tentar transmitir para vocês  um pouco dessa história 



Paola sempre soube que não era uma mulher com atributos físicos muito desejados no meio da sociedade, mas sabia que tinha um belo sorriso. Ela se sente uma princesa quando percebe que Roberto um homem no qual todas as suas amigas cobiçava só tinha olhos para ela. Ele realmente parece um príncipe desde status social até aparência física. A paixão parece algo de cinema até que eles se casam e ela percebe que tudo não passa apenas de uma linda faixada. Roberto o homem no qual jurou protege-la e ama-la na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza e o homem que mais lhe causa dor física e psicológica. Ela teme cada dia mais a sua vida, pois sabe que isso um dia terá que ter um fim.

Eis que um dia Paola toma coragem e resolve fugir, mas ela deveria imaginar que em todos esses anos Roberto sempre esteve a um passo frente dela. Quando ela acha que está tudo indo bem ele aparece e bate sua cabeça  no volante e começa suas torturas e por fim a joga no canil mesmo sabendo que ela tem pavor de cachorros por um trauma do passado. Ele não sente dó muito menos remorso e por um tempo fica vendo o cachorro a morder sem fazer nada para tentar impedir.




Depois de alguns anos do ocorrido, Paola agora tenta seguir sua vida morando em uma clinica de reabilitação. Ela não é bem uma paciente, já que consegue encarar bem os fatos que lhe aconteceu. Hoje ela  dedica o seu tempo para a  pintura, que são lindas por sinal. No dia do  Aniversario de sua morte  que é assim que ela apelidou o dia que tudo aconteceu ela acaba tendo um surto e desmaiando. André fica assustado ao vê a face de Paola e até então não compreende a situação toda. 


Paola de fato ficou assustada com o tamanho do André e mesmo sem perceber ele acabou a intimidando. Passa alguns dias e Paola quer ter certeza  que  André não aparecerá na  festa da clinica. Esse ano Paola irá pintar o rosto das crianças e acaba que chega uma menina  linda com os cabelos tão claros quanto o sol e acaba conversando com ela. Minutos depois chega André um pouco desnorteado e até surpreso ao vê a filha se interagir. 


 Sol é a filha do André, uma menina linda com tão pouca idade, mas já sofreu mais do que um adulto e com isso acabou se tornando uma criança reclusa, mas Sol vê algo em Paola e não quer mais desgrudar dela por nada, a palavra certa para o que Sol vê em Paola é  inspiração. Elas acabam se conhecendo melhor e Sol vira uma das pessoas mais importantes da vida da Paola  isso se não for a mais importante.

André fica maravilhado com tudo aquilo e quer conhecer um pouco mais sobre a Paola. E na festa de aniversario da Sol onde a Paola a deu um dos melhores presentes ele começa a perceber que sente algum tipo de atração por ela que nem ele mesmo sabe explicar, pois o toque dela gera arrepios em lugares que nem ele imagina. Então ele propõe a ela  uma noite, apenas uma  noite para que eles possam fingir que tudo é perfeito que tudo está onde deveria está. Só que não é apenas mais uma noite e sabemos disso. Será que duas pessoas completamente quebradas conseguem unir seus pedaços e se tornar um só? 



Maravilhoso!  Tocante!

 Essas duas palavrinhas definem um pouco da intensidade desse enredo. Falei pouco por que a trama central realmente gira em torno disso duas pessoas completamente quebradas tentando juntar seus cacos e recomeçar a viver. Foi meu primeiro contato com a escrita  da autora e meu deus que escrita. Uma mulher que consegue transbordar sentimentos em palavras de uma maneira tão tocante que emociona o leitor de uma maneira muito intima. 

Paola foi uma personagem marcante para mim. Ela tem consciência do que viveu e do que passou, pois carrega as marcas pelo seu corpo como forma de lembrete. Cada um tem sua válvula de escape  e ela achou isso na pintura e por sinal ela  é muito boa. Ela pinta  com cores vivas, ela quer a todo custo tirar o lado preto e branco da vida dela. Eu amei com todas as minhas forças essa personagem. Ela é sim um guerreira é um exemplo que muitas devem seguir. Uma personagem sabia e muito companheira. Acho lindo como ela pega a responsabilidade da  Sol para ela mesmo sabendo que não tem obrigação nenhuma, ela sempre a coloca em primeiro lugar. 


André é um personagem que não devemos julgar pela aparência, pois ele é uma montanha de músculos e atraente quem não o conhece bem imagina que ele  é só mais um rostinho bonito. Esse  personagem me levou as lágrima  muitas vezes. Esse sim é um exemplo de pai, as coisas que ele faz para Sol me deixa de olhos marejados só de lembrar o quanto ele se esforça para não passar  dificuldades para sempre tentar da o bom para ela e ensina-la as coisas corretas da vida. Ele se torturaria mil vezes por dia se  soubesse que isso  seria a punição pelo sorrio da filha. Ele faz tudo por ela, move céus e terra para que ele possa se sentir amada e protegida pelas pessoas. Ele é homem, ele é pai e é um dos melhores personagens que eu tive a oportunidade de conhecer. 


Sol, há minha doce raio de sol. Pude compreender muita coisa e achei bem realista  a essência que a  Sol trás, não sei se me senti muito intima a ela por ser mãe e ter uma filha na mesma idade que ela. Ela é uma  menina que o mundo deveria conhecer por ser uma menina com um coração tão bom e dona de uma generosidade enorme. Eu sofri tanto quando descobri tudo que aconteceu com ela por que realmente doeu em mim em uma intensidade que eu não esperava. Sol é uma maravilha de criança, esperta, cheia de vida e que todo mundo deveria ter a oportunidade de conhecer uma menina  assim.


 O enredo é muito bom, tem cenas hot, mas muito bem desenvolvidas. Teve horas que tive um questionamento sobre se realmente sexo resolveria alguma coisa, até conversei com a Bruna  do  Um oceano de histórias  e ela falou que amou o livro, mas que tinha essa ressalva. Assim como ela eu não acho que sexo resolva as coisas, mas eu entendo o ponto de vista da Paola, ela precisava ser aceita de corpo e alma e isso para ela realmente é algo importante se sentir desejada por alguém. Quando alguns segredos vem a tona ficamos boquiabertos ainda mais quando algo do passado do Roberto é revelado e eu fiquei  meu deus como assim?  

Os temas abordados aqui são de grande importância e foram trabalhados de uma maneira muito satisfatória a autora sabia muito bem do que tava tratando. Personagens bem construídos e com uma carga emocional muito densa deixa a trama ainda melhor. A escrita da Sofia é algo fora do comum, como citei  acima ela transborda sentimentos através de palavras. Seus personagens são sábios até a pequena Sol fala umas coisas que enchem o nosso coração.

A narração é feita toda em primeira pessoa intercalando o ponto de vista do André e da Paola, eu amo esse tipo de narrativa e ainda mais nesse caso, pude compreender melhor o que se passava com cada um e isso trouxe uma emoção a mais na história. Não preciso nem falar da diagramação né? A diagramação está em um capricho que vocês não tem ideia. A capa trabalhada nas cores fazem jus a personagem pelo menos eu tentei imaginar a Paola parecida com a capa. O livro é separado por  partes e a fonte que divide essas partes é a coisa mais fofa do mundo.


Em suma é um livro perfeito, um livro que fala de amor, conquista confiança e que nos mostra que mesmo sendo quebrados ainda temos chances  de pegar nossos cacos e nos reconstruirmos. 

15 comentários:

  1. gENTE, ESTE LIVRO JÁ ESTÁ NA MINHA LISTA FAZ TANTO TEMPO QUE EU NÃO AGUENTO MAIS ESPERAR PARA LER, MAS TEM TANTOS OUTROS ESPERANDO. MAS FEZ E FAZ MUITO SUCESSO POR TRATAR DE ASSUNTOS GRAVES E NECESSÁRIOS NOS DIAS DE HOJE.

    ResponderExcluir
  2. Que resenha maravilhosa, nossa esse livro tem tudo para ser como a sua resenha, além de ter uma capa lindíssima não é? Parabéns pela resenha e ele entra agora na minha meta de leitura para breve!
    Beijinhos ;*|| Segredos Sinceros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bia.
    Adorei a sua resenha, principalmente a emoção que você conseguiu passar.
    Já vi todo o tipo de opinião sobre esse livro e não sei muito bem o que pensar! Alguns amaram, mas outros odiaram!! Estou na dúvida porque não sei se estou no momento para ler uma história tão profunda assim!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Eu amei Sorrisos Quebrados! Foi a minha segunda leitura do ano e foi maravilhoso! No começo eu achei estranho o tipo de narrativa, mas depois me acostumei e fiquei encantada. A Sofia Silva sabe como tratar de temas importantes com delicadeza e dá para tirar muita lição através de sua obra.
    Todos os personagens são maravilhosos e eu fiquei emocionada em várias partes. Como você disse, é um livro que fala de amor e confiança. E, lógico, nada como ter dois personagens quebrados para nos mostrar como é importante uma pessoa de confiança para podermos curarmos algumas coisas. Estou muito ansiosa para os outros livros da série! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia! Que resenha linda! Dá pra sentir todo o amor que você tem pelo livro nas palavras! Li muitas resenhas sobre ele, todas elas assim, como a sua, carregada de emoções e sentimento! Mal vejo a hora de poder ler e compartilhar essa mesma impressão com a leitura! A Sofia é um amor de pessoa, percebemos isso como ela trata os leitores, e sinceramente, eu quero demais ler! Dá pra perceber que é uma leitura maravilhosa, cheia de ensinamentos e carinho, apesar das partes ruins.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Ahhh amo demais um bom romance e estou de olho em Sorrisos Quebrados desde o lançamento. Já estou sabendo que a autora é uma fofa e quero demais conhece-la.
    Já li várias resenhs e em todas falam super bem do livro, que é emoção pura.
    Amei as fotos e vou ler depois sim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia,
    Que bom que essa leitura te agradou tanto assim. Como te disse quando conversamos no wpp, eu tive algumas ressalvas, principalmente, com relação ao uso do sexo pelos personagens. Achei a construção deles, entretanto, muito interessante e fico contente quando as pessoas o amam tanto assim :)
    Sua resenha está impecável e as fotos maravilhosas!
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Desde que esse livro lançou estou louca pra lê-lo! E a cada resenha essa vontade só aumenta!

    Que bom que você curtiu a leitura e espero que eu curta tanto assim também!

    Ah, as fotos estão a coisa mais linda! <3

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Esse livro divide opiniões, tem aqueles como você que amou e tiveram aqueles que não gostaram tanto assim, estou curiosa para saber de que "lado" irei ficar. Acho a premissa desse livro muito emocionante, adoro livros com carga dramática fortes e intensas, então estou bem tentada a fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee Bia ^^
    A Sol é um amor, né? Eu gostei muito deste livro, mas confesso que o começo da história me trouxe tantas emoções que eu quase desistir de ler tudo. Gostei muito da história da Paola, e vê-la se apaixonando pelo André ♥ fico feliz em saber que você também gostou da história :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?? Sabe quando você consegue de fato passar sentimento numa resenha? Então, fica claro a cada palavra o quanto você se emocionou com a historia. E é esse tipo de sentimento que faz as pessoas quererem ler um livro, que por si só ja tem uma sinopse incrivel e aborda temas tão presentes e ao mesmo tempo com tão pouca visibilidade. Taí, gostei e vai pra minha listinha de desejados. Bjosssss


    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia, tudo bem?
    Eu já vi muitas resenhas sobre esse livro, e ele pelo que já li, é do tipo: ame-o ou odeie-o. E não sei se aguentaria no meu caso ser a segunda opção, hahaha.
    De toda forma, tua resenha tá ótima e muito bem explicativa, me fez repensar sobre dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li inumeras resenhas sobre esse livro mas nenhum detalhava tanto assim a história, confesso que achei a história um pouco surreal, não sei se seria um livro que eu leria, ele não me chamou muita atenção, mas vejo que ele é realmente amado por todas as pessoas que lêem ele, assim como você.

    ResponderExcluir
  14. O livro já começa impactando a gente. Eu não conseguia acreditar que aquilo estava sendo narrado como introdução da história. Um livro lindo que deixa a gente doida para conhecer as outras histórias desta série da autora. Fotos ficaram lindas.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiiii,

    Todos os comentarios que eu leio sobre este livro o classificam como maravilhoso, nada menos do que isto, mas até hoje não consegui conferir a obra. Queria saber mais sobre como a autora trata o amor com tanto encantamento, a ponto de deixar todos que leem a obra irremediavelmente apaixonados, e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir

Bia Coelho

Ei meus amores! Sou a Bia Coelho! 25 primaveras, mineira, mãe da Manu e da Alana, alucinada por livros. e apreciadora de bons romances! Bem vindos ao Entre Livros e Amores!

Colaboradoras

Luanna Oi, eu sou a Luanna do Instagram @pausaparalivros, escorpiana raiz, e vou aparecer aqui com muitas resenhas de livros, além de dicas de filmes, séries... ou seja, tudo o que a gente ama. Não é mesmo? Espero que gostem do conteúdo que postarei e me sigam no Instagram para saber diariamente o que estou achando das leituras

Facebook

Instagram

Categorias


Seguidores

Colaboradoras

Newsletter

Tecnologia do Blogger.

Mais lidos

Arquivos

Editoras parceiras